Real presença de Cristo na Eucaristia

Cristo se faz verdadeiramente presente na Eucaristia.
A hóstia é verdadeiramente o Corpo de Cristo e o vinho é verdadeiramente o sangue de Cristo.

“Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.”  (Marcos 14:22-24)

Meus irmãos,Jesus poderia muito bem dizer “isto simboliza”, “isto significa”, “isto representa”, “isto lembra” etc. No entanto,Jesus usa exclusivamente a expressão “Isto é.”

Jesus diz que é o pão vivo,e que quem comer deste pão viverá eternamente

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.” (João 6:51)

Os judeus murmurando dizem:

“Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?” (João 6;52)

É importante notar que os judeus usam o verbo “phagein” que significa simplesmente comer.

Jesus reafirma:

“Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (João 6:53-56)

Jesus enfatiza a transubstanciação dizendo que Sua carne é verdadeiramente comida e Seu sangue verdadeiramente bebida.

Aqui,Ele não usa mais o verbo “phagein”, Ele usa agora um verbo muito mais forte,o verbo “trogô” , que significa “mastigar com os dentes,dilacerar.”

Jesus está deixando claro que não é uma parabola ou algo simbólico.
O Corpo de Cristo deve ser literalmente mastigado,dilacerado com os dentes e isso através da Eucaristia.

São Paulo nos diz que o pão e o vinho consagrados são o corpo e o sangue de Jesus Cristo:

O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? (I Coríntios 10;16)

São Paulo também alerta sobre pessoas que participam da Eucaristia sem a consciência de que estão comungando o corpo ou o sangue de Cristo:

“E por isso, todo aquele que comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, torna-se culpado do corpo e do sangue do Senhor.” (I Coríntios 11;27)

E ainda:

“Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.”  (1 Coríntios 11;29)

Verdadecatolica.

Esse post foi publicado em Jesus Cristo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Real presença de Cristo na Eucaristia

  1. Apologética catolica disse:

    Parabéns pelas matérias… Vou usar se preciso algum material seu… Fique a vontade de usar algum meu tb… Na verdade é tudo de Deus pq tudo oq é bom vem de Deus… Paz e bem

Deixe um comentário

