Profecia do Antigo Testamento sobre Jesus

O lugar do nascimento do Messias

Profecia:

(Miquéias 5:2)  Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Cumprimento:

(Mateus 2:1 ) Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do reis Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.

O  Messias nasceria de uma virgem

Profecia:

(Isaías 7:14 ) Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel.

Cumprimento:

(Mateus 1:18) Ora, o nascimento de Jesus foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes coabitassem, achou-se grávida pelo o Espírito Santo. 

Presentes trazido ao Messias

Profecia: 

(Isaías 60:6 ) A multidão  de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efá: todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor.

Cumprimento:

(Mateus 2:11 ) Entretanto na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se adoraram e abrindo os tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.

A Fuga para o Egito

Profecia: 

(Oseias 11:1 ) Quando Israel era menino, eu o amei e do Egito chamei a meu filho.

Cumprimento:

(Mateus 2:14 2:15) Levando-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e foi para o Egito.

O Messias receberia o Espírito de Deus

Profecia:

(Salmo 42:1) Eis aqui o meu servo, a quem te sustento; o meu escolhido, em que minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito e ele promulgará o direito aos gentios.

Cumprimento:

(Marcos 1:9-11) Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

O ministério do Messias na Galilléia

Profecia:

(Isaías 9:1-2 ) Mas para os que estavam aflitos não haverá mais obscuridade. No passado ele envileceu a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas nos últimos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.

Cumprimento:

(Mateus 4:12-16 ) Quando Jesus ouviu que João estava preso, voltou para a Galiléia. Deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, cidade situada a beira do mar, na região de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios – o povo que estava em trevas viu grande luz e aos que estavam na região da sombra da morte, raiou-lhes a luz.

 O Messias seria o profeta

Profecia:

(Deuteronômio 18:15) O Senhor teu Deus te suscitará um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele ouvirás.

Cumprimento:

(João 6:14 ) Vendo os homens o milagre que Jesus fizera, disseram: Este é verdadeiramente o profeta que deveria vir ao mundo.


O Messias seria sacerdote,como Melquisedec

Profecia: 

(Salmo 110:4 ) Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

Cumprimento:

(Hebreus 6:20 ) Aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque

O Messias e sua entrada triunfal

Profecia:

(Zacarias 9:9 ) Alegra-te muito, ó filha de Sião! Exulta, ó filha de Jerusalém! Vê! O teu rei virá a ti, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, filho de jumenta.

Cumprimento:

(João 13:13) Tomaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! Bendito é o rei de Israel! Jesus encontrou um jumentinho e montou nele, como esta escrito.

O Messias seria desprezado por parte dos judeus

Profecia

(Isaías 53:3) Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado e não fizemos dele caso algum.

Cumprimento:

(João 1:11) Veio para o que era seu mas os seus não o receberam. 

O Messias seria abandonado pelos discípulos

Profecia:

(Zacarias 13:7 )Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o pastor  e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos.

Cumprimento:

(Mateus 26:56) Tudo isto, porém, aconteceu, para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então os discípulos todos, deixando-o fugiram.

O Messias permaneceria em silêncio quando acusado

Profecias feita em 800 anos e outra a quase 1000 anos antes de Cristo.

(Isaías 53:7 Salmo 38:13-14 ) Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu sua boca, como cordeiro foi levado ao matadouro e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu sua boca.

Cumprimento:

(Mateus 27:12-14 26:62-63) E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Então lhe perguntou Pilatos: Não ouve quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu uma palavra, vindo com isto admirar-se grandemente o governador.

O Messias seria açoitado e ferido

Profecia:

(Isaías 53:3) Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Cumprimento:

(Mateus 27:26) Então Pilatos lhes soltou Barrabás e após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado.

O Messias seria escarnecido

Profecia:

(Salmo 22:6-8)Mas eu sou verme e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim: afrouxam os lábios e mexem a cabeça: Confiou no Senhor! Livre-o ele, salve-o, pois nele tem prazer.

Cumprimento:

(Mateus 27:41-43 João 19:2-3) De igual modo os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz e creremos nele. Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se fato lhe quer bem: porque disse: Sou Filho de Deus.

O Messias seria odiado sem motivo

Profecia feita em quase 1000 anos antes de Cristo.

(Salmos 69:4 109:3-5 ) Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras, são poderosos. Tenho que resistir o que não furtei.

Cumprimento

(João 15:23-25) Aquele que me odeia, odeia também a meu pai. Se eu não tivesse feito entre eles o que nenhum outro fez, não teriam pecado. Mas agora viram e odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que esta escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.

As mãos e os pés do Messias seriam trapassados

Profecia:

(Salmo 22:16 Zacarias 12:10)Cães me rodearam; o ajuntamento de malfeitores me cercou, trespassaram-me as mãos e os pés.

Cumprimento:

(João 20:27 19:37 20:25-26)Então disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo: vê as minhas mãos. Chega a tua mão e põe-na no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente.
O Messias seria crucificado com malfeitores

Profecia:

(Isaías 53:12) Foi contado com os transgressores, contudo levou sobre si o pecado de muitos…

Cumprimento:

(Mateus 27:38 Marcos 15:27-28 Lucas 23:33) E foram crucificados com ele dois assaltantes, um a direita e outro a esquerda.  

O Messias intercederia pelos seus algozes

Profecia:

(Isaías 53:12 Salmo 109:4)… levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

Cumprimento

(Lucas 23:34 Hebreus 9:24  1 João 2:1) Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem. Repartindo as vestes dele, lançaram sortes.

O povo reprovaria o Messias com o gesta de cabeça

Profecia:

(Salmo 109:25) Tornei-me para eles objeto de opróbrio, quando me vêem meneiam a cabeça.

Cumprimento:

(Mateus 27:39-40 27:41-44 Marcos 15:29-32 João 19:2-3)Os que passavam, blasfemavam dele, maneando a cabeça e dizendo: Tú, que destrói o templo e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo! Se és Filho de Deus, desce da cruz.

As vestes do Messias seriam repartidas e sorteadas

Profecia:

(Salmo 22:18) Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre minha túnica.

Cumprimento:

(Marcos 15:24 João 19:24) E eles o crucificaram. Repartindo entre si as vestes dele, lançaram sorte, para o ver o que cada um levaria.

O Messias sentiria sede

Profecia:

(Salmos 22:15 69:21)Secou-se o meu vigor, como um caco de barro e a língua se apega ao céu da boca…

Cumprimento:

(João 19:28 19:29 Mateus 27:34-48) … Jesus… disse: tenho sede!

Dariam vinagre e fel para o Messias

Profecia:

(Salmo 69:21) Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre.

Cumprimento:

(João 19:29 Mateus 27:34-48) Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam uma esponja, colocaram-na numa vara de hissopo e chegaram-na à sua boca.

O Messias se sentiria abandonado por Deus

Profecia:

(Salmo 22:1) Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Cumprimento:

(Mateus 27:46) Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Entregaria seu Espírito a Deus

Profecia:

(Salmo 31:5 )Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, Senhor, Deus da verdade.

Cumprimento:

(Lucas 23:46) Então Jesus clamou em alta vós: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.

Os ossos do Messias não seriam quebrados

Profecia:

(Salmo 34:20 Êxodo 12:46) Ele lhe preserva todos os seus ossos, nem sequer um deles será quebrado.

Cumprimento:

(João 19:32, 33) Os soldados foram e quebraram as pernas do primeiro e ao outro que com ele tinha sido crucificado; chegando-se porém, A Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.

Uma lança feriria o coração do Messias

Profecia:

(Salmo 22:14)Derramei-me como água e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez como cera, derreteu-se dentro de mim.

Cumprimento:

(João 19:34) Contudo, um dos soldados traspassou-lhe o lado com uma lança e imediatamente saiu sangue e água.

Haveria trevas sobre a Terra

Profecia:

(Amós 8:9) Sucederá que naquele dia, diz o Senhor Deus, farei o sol se ponha ao meio-dia e entenebrecerei a terra em dia claro.

Cumprimento

(Mateus 27:45 ) Desde a hora sexta até a hora nona houve trevas sobre a terra.

O Corpo do Messias não ficaria em decomposição e ressucitaria

Profecia:

(Salmo 16:10) Porque não deixara a minha alma no inferno, nem permitirás que teu santo veja corrupção.

Cumprimento:

(Lucas 24:39) Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

O Messia subiria ao céu

Profecia:

(Salmo 68:18 ) Quando subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons dos homens e até dos rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.

Cumprimento:

(Lucas 24:50-51 Atos 1:9) Então Jesus os levou para Betânia e levantando as mãos, os abençoou. Abençoando-os ele, apartou-se deles e foi levado ao céu.  

Anúncios
Esse post foi publicado em Jesus Cristo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s